Categoría: Gastronomia

16 noviembre, 2020 / / Gastronomia

De fato nós somos o que comemos e a alimentação consiste no momento mais importante do nosso dia. Por essa razão é importante conhecer como afeta o nosso organismo consumir certo tipos de alimentos. Nesse sentido, alguns estados de ânimo tem uma forte conexão com a maneira que nos alimentamos.

Logo um dos estados de ânimo mais propícios a modificar a nossa maneira de se alimentar reside na ansiedade como consequência do estresse. Desse modo ela se caracteriza principalmente por sentimentos de angústia, inquietude, preocupação, dos quais queremos nos livrar com a droga mais viciante da indústria alimentícia: o açúcar.

13 julio, 2020 / / Gastronomia

Gastronomia Japonesa, uma aposta saudável para seu corpoaUma das gastronomias mais apreciadas por todo mundo, a comida Japonesa não deixa ninguém sem opinião. Você gosta ou não. Mas gostos pessoais a parte, a comida japonesa é conhecida por ser uma excelente opção para quem gosta de comer saudável. Mas a comida japonesa é realmente saudável como aparenta ser?

Embora a maneira de se alimentar dos japoneses seja considerada saudável, uma repassada na sua história nos permite apreciar as mudanças nos hábitos alimentares nas casas nipônicas. Um dado curioso que reflete literalmente resultados do hábito alimentício desse povo é a faixa etária que ronda os 86 anos de idade. E cada vez mais são os japoneses que alcançam essa idade, inclusive chegar a casa da centena. De fato, mais de 40000 idosos japoneses carregam nas suas costas mais de um século de vida.

Em princípio podemos até chegar a pensar que os japoneses dispõem de alguma fórmula mágica para alcançar uma longevidade expressiva. Mas na verdade a chave para uma boa saúde é uma combinação de hábitos saudáveis acompanhada de uma dieta adequada e completa. A combinação destes fatores favorece a saúde a e fortaleza do organismo.

Existem sete tipos diferentes do queijo Gouda, variando de acordo com o período de maturação. A coloração externa também muda de acordo com o tempo, nos queijos mais jovens e macios a casca costuma ser amarela, laranja ou vermelha, já nos mais maduros a cor é preta.

Uma dúvida recorrente é se devemos comer ou não a casca. Tendo em vista que a mesma nada mais é do que uma mistura de parafina e plástico, deve ser retirada antes do consumo. Nos queijos de produção artesanal por sere totalmente natural, é permitido o seu consumo, no entanto, é cada vez mais difícil encontrar esse tipo de queijo artesanal, se você tem certeza da procedência e de que a casca é natural, aproveite para comê-la porque dará um sabor todo especial. No Brasil é muito comum a casca de cor rosa, geralmente é comestível porque trata-se apenas de um corante alimentar. Dessa forma, a recomendação é verificar se a casca é feita de parafina ou de corante antes de consumí-la.